Já imaginou como seria o seu negócio se os clientes fizessem as marcações sozinhos? Através de uma agenda online que pudesse ser consultada 24 horas, 7 dias por semana? E que se atualizasse automaticamente assim que houvesse qualquer alteração?
Bem, não é um sonho, é algo que pode implementar ainda hoje no seu negócio.
Em poucas palavras, a agenda online é uma funcionalidade que disponibiliza os seus serviços online. É um recurso procurado sobretudo por quem tenciona fidelizar e atrair novos clientes. No entanto, serve também para otimizar tempo na gestão do seu negócio. É graças a esta, e a outras ferramentas digitais, que os negócios crescem no digital.
Descubra como é que esta funcionalidade pode mudar o seu dia a dia e como implementar.
3 vantagens em usar uma agenda online
Se ainda não tem uma agenda online, então é muito provável que esteja a perder oportunidades de negócio.
E se está a pensar que é necessário ter um website, desengane-se. Se não tem uma página na Internet, a Bytalk tem a solução ideal para si.
Depois de configurar esta ferramenta, vai automatizar vários processos que ocupam demasiado tempo quando feitos da forma tradicional — como usar agendas de papel e estar constantemente a atender telefonemas e a responder a mensagens de clientes que querem saber a sua disponibilidade para fazer uma marcação.
Eis 3 formas como uma agenda online vai mudar o seu negócio.
1. Os clientes podem fazer as suas próprias marcações
Esta é a vantagem principal de ter a sua agenda online: a possibilidade de serem os seus clientes a consultar o calendário, verificar os horários vagos e marcarem (ou remarcarem) o período em que desejam ser atendidos.
O cliente tem toda a flexibilidade que precisa sem que o seu negócio perca o controlo das marcações. Este processo passa a ser 100% digital e está disponível 24h, e o cliente passa a marcar, ou desmarcar, compromissos antecipadamente.
Todo aquele tempo a atender telefonemas ou a consultar a caixa de e-mail pode ser convertido em tarefas rentáveis. Além disso, facilita a coordenação da sua equipa com uma agenda que se atualiza automaticamente mediante a disponibilidade de todas as partes.
Além de ser muito vantajoso para o seu negócio, não tem de investir em recursos especializados. Deixe a gestão e as tarefas mais automáticas para as ferramentas que estão à sua disposição.
2. Mantenha a informação dos clientes organizada
À medida que for recebendo as marcações dos seus clientes na agenda online, pode reunir os contactos e enriquecê-los quando receber novas informações. Ao registar o histórico de informações de cada cliente, será capaz de proporcionar uma melhor experiência de atendimento e aumentar a probabilidade de o fidelizar.
As fichas dos seus clientes podem ainda ser organizadas como preferir – género, idade, tipo de serviço que mais consome e até quando foram as suas últimas marcações. Cada elemento da equipa, mediante cada novo atendimento, pode atualizar a ficha do cliente para que o histórico esteja disponível a todos os colaboradores.
3. Evite esquecimentos com lembretes automáticos
Uma agenda online facilita o acesso a outras funcionalidades que vão ajudar o seu negócio a ter mais impacto junto dos clientes.
Ao tornar a sua agenda online pode, por exemplo, esquecer de vez aquela tarefa diária de enviar manualmente uma SMS a cada cliente com marcação para o dia seguinte. Quanto tempo gasta por dia nessa tarefa?
Uma agenda online é automatizada para que os lembretes sejam enviados automaticamente com o aproximar da marcação – seja através de SMS, Email ou ambos.
Nunca mais um cliente irá faltar a uma marcação porque se esqueceu ou não foi avisado.
Como pode criar, então, a sua agenda online?
A criação de uma agenda online na nossa plataforma está diretamente relacionada com o sistema de Marcações Online. Assim, o primeiro passo para criar a sua agenda online passa por configurar esta página.
A página de Marcações Online é o espaço onde os seus clientes podem consultar o calendário disponível e identificar a vaga em que desejam ser atendidos. É uma página que pode personalizar com os elementos do seu negócio e que pode divulgar nas redes sociais ou por e-mail.
A partir do momento em que tem uma página onde os seus clientes podem fazer Marcações, passa então a ter acesso a um painel onde consegue gerir esses pedidos: esse espaço é a sua agenda online.
Uma vez configurada a página de Marcações Online, a sua agenda online está preparada para receber todas as novas marcações registadas por clientes. Mas, em caso de necessidade, também pode ser atualizada por si, manualmente, para registar outras marcações ou necessidades (por exemplo, uma marcação que chegue por telefone).
Prefira uma plataforma intuitiva e simples de usar e crie já a sua agenda online. O nível de organização e produtividade do seu negócio vai disparar — para nem falar do lucro.