Código de Ética

A identidade e imagem de uma empresa são o resultado, não só do seu desempenho financeiro e económico, mas também de uma série de princípios, valores, comportamentos e opções. Acima de tudo, a ética de uma empresa é o resultado da combinação da ética dos seus colaboradores, que devem seguir um número de regras, ou princípios de comportamento.

A BySide, Lead Activation, S.A (BySide), detentora da marca e projecto Bytalk, espera que o comportamento dos seus colaboradores siga preocupações éticas, sem esquecer o impacto que as suas decisões, acções e comportamentos têm sobre os sócios, clientes, fornecedores e público geral.

Preocupações éticas são ainda mais importantes nestes tempos de novos desafios, oportunidades e ameaças, fruto de uma economia global cada vez mais forte e da importância crescente da info-comunicação. Assim, e tendo em consideração a importância deste tema, a BySide explica e formaliza os princípios éticos da empresa.

Estes são os principais objectivos que se pretendem alcançar com este documento:

– Explicar de forma clara os comportamentos que são compatíveis com os princípios e valores que a BySide deseja que sejam reconhecidos pelos seus clientes, sócios e fornecedores.
– Encorajar todos os colaboradores a partilhar os valores e princípios, e adoptar o comportamento já referido.
– Promover a relação baseada na confiança entre todos os colaboradores, sócios, clientes e fornecedores da BySide.

Aplicação

Este código de ética aplica-se a todos os colaboradores BySide, independentemente da sua condição laboral, ou posição hierárquica. Todos os colaboradores incluí: todos os membros da administração, directores, pessoal de escritório e outros trabalhadores.

Violação das Regras

Qualquer violação das regras de conduta, definidas nesta política, por qualquer colaborador será devidamente analisada pela administração.

Acompanhamento e casos omitidos

A administração da BySide é responsável pela implementação e acompanhamento desta política, bem como pela interpretação deste código, esclarecimento de dúvidas ou casos omitidos.

Considerações Finais

Este Código de Ética pode estar sujeito a atualizações e correcções, de forma a adaptar-se à futura evolução da Byside e contextos externos, ou novas regras legais, que possam a vir ser adoptadas.

Os colaboradores comprometem-se a guiar o seu comportamento pelo presente Código de Ética, que define os seguintes valores e regras de comportamento.

Regras de acção

As acções da BySide devem ser regidas por princípios de honestidade, integridade, dignidade, correcção, profissionalismo e imparcialidade. Especialmente na relação com clientes, fornecedores, sócios, colaboradores, autoridades, imprensa e público em geral; Esta conduta deve ser cumprida através do comportamento individual de cada colaborador da BySide.

Dever de lealdade

Os colaboradores devem ser leais à BySide e trabalhar para defender o seu prestígio, credibilidade e boa imagem em todas as situações. Os colaboradores devem ser imparciais e objectivos na análise a todas as decisões de negócio tomadas em nome da empresa.

Cumprimento da lei

Todos os colaboradores BySide devem fazer respeitar as leis aplicáveis à actividade da empresa, especialmente aquelas sobre o sigilo de comunicações e informações passadas pelos utilizadores. Os colaboradores não devem tomar qualquer acção em nome da empresa, que possa violar a lei geral e as regras aplicáveis às suas actividades.

Regras de Conduta

Responsabilidade

Todos os colaboradores devem agir dentro dos limites da sua responsabilidade, especialmente os limites de risco definidos pela BySide, e pelas metas de orçamento da empresa. Os colaboradores devem usar o poder que lhes foi atribuído de uma forma não-abusiva, com o objectivo único de alcançar os objectivos da empresa, e não para benefício próprio.

Relações interpessoais

Todos os colaboradores devem dar o seu contributo para a criação e manutenção de um bom ambiente de trabalho, através de colaboração e cooperação mútua. Devem por isso cooperar uns com os outros, sem retirar vantagens pessoais ao implementar decisões dos seus superiores de acordo com as regras da empresa ou ao apoiar os seus subordinados na sua aplicação.

Crescimento e mérito profissional

Os colaboradores BySide devem tentar melhorar e actualizar, de forma contínua, o seu conhecimento, de forma a melhorar capacidades profissionais e serviço. A BySide deve avaliar o desempenho baseado no mérito.

Confidencialidade e sigilo profissional

Todos os colaboradores estão obrigados a manter sigilo profissional, sobretudo em temas que devido à sua importância, ou devida à lei, não devem ser de conhecimento público. Devem ser reservados e discretos sobre factos e informações que digam respeito a regras ao abrigo de confidencialidade de informação.

Conflito de Interesses

Quando os colaboradores são chamados a tomar parte em qualquer decisão, que de forma directa ou indirecta, envolva empresas e organizações para as quais trabalham, ou trabalharam, ou pessoas a quem estão ligadas por laços familiares, ou de afinidade, devem de imediato comunicar o conflito de interesses aos seus superiores. Os colaboradores da BySide devem rejeitar quaisquer funções fora da empresa, sempre que essas actividades possam ameaçar o seu desempenho, ou sempre que em organizações que possam interferir com os objectivos, negócio e clientes BySide.

Actividades Ilegais

A BySide, ou os seus colaboradores, não devem NUNCA receber, ou fazer, quaisquer pagamentos ou favores, a clientes ou fornecedores. Estes não devem, deste modo, tentar ganhar vantagem competitiva sobre os seus concorrentes e devem recusar obter informação comercial através de meios ilegais, ou dúbios. Adicionalmente, todos os colaboradores devem recusar ofertas de, ou para, terceiros. Ofertas não podem nunca ser feitas a título pessoal e, quando existirem, devem seguir as regras estabelecidas pela BySide. Receber ofertas, incluíndo presentes, ou participação em eventos públicos com ofertas de valor superior a 100 (cem) euros, devem ser explicados, por escrito, à administração, e devem ser recusadas, se não houver uma intenção clara por parte do doador.

Acordos privados feitos por colaboradores

Os colaboradores da BySide não devem participar, estabelecer quaisquer contractos ou negócios com empresas que trabalhem com a BySide, caso estes ofereçam condições mais favoráveis do que seria expectável, especialmente na negociação de empréstimos, descontos, datas limites de pagamento, ou venda de bens e serviços.

Uso dos recursos da empresa

Os recursos da BySide devem ser usados de forma eficiente, com o objectivo de atingir os objectivos da empresa e não para benefício pessoal. Os colaboradores devem proteger e olhar pela boa preservação do património da empresa.

Relação com os clientes

Os colaboradores devem mostrar um alto grau de profissionalismo, respeito e sensibilidade na relação com os clientes. Devem oferecer aos clientes qualidade, eficiência e suporte, disponibilizando toda a informação que possa ser necessária sobre produtos, serviços, ou preços.

Condições comerciais

As condições comerciais devem estar bem definidas, de forma não-ambígua, de acordo com o princípio de honestidade. A empresa, e todos os colaboradores, deve assegurar um cumprimento rigoroso das condições acordadas de qualidade do produto, ou serviço.

Comunicação com a imprensa e publicidade

A informação passada as mídia, ou através de publicidade, deve ser clara e verdadeira, respeitando os princípios éticos e culturais, ambientais e da dignidade humana. Estes também devem contribuir para dignificar a BySide.

Relação com os fornecedores

A BySide deve honrar os compromissos com os fornecedores de produtos e serviços, e validar que os seus fornecedores cumprem os seus contratos. Os contratos devem estar redigidos de forma clara, sem ambiguidades, ou omissões e devem respeitar as regras da empresa sobre o tema em questão. Para a selecção de fornecedores de produtos ou serviços, a BySide deve considerar não só as condições comerciais e a qualidade dos produtos, ou serviços, mas também o comportamento ético dos fornecedores. A BySide também deve sensibilizar os seus fornecedores de produtos ou serviços, para o cumprimentos dos princípios éticos e valores da empresa, especialmente no que diz respeito a informação confidencial sobre a BySide, e eventuais conflitos de interesse com que também trabalhem com concorrentes da BySide.

Relação com concorrentes

A BySide deve respeitar as regras de mercado e recusar qualquer concorrência desleal, ao assinar um acordos, ou fixar preços, e ao respeitar direitos de propriedade material ou intelectual.

Relação com sócios

Os colaboradores BySide devem comportar-se sempre de modo a proteger os interesses dos sócios.

Relação com as entidades oficiais

A BySide deve cooperar, com supervisão e controlo, com autoridades e entidades oficiais e responder a todas as questões que estas possam colocar.

Conduta em Redes Sociais

As redes sociais têm um importante papel na forma como interagimos com os líderes de mercado, potenciais clientes e clientes. A BySide encoraja os colaboradores, estagiários e pessoal contratado a participar em redes sociais, e em comunidades online, mas requer que todos sigam as regras e orientações éticas, independentemente do seu cargo.

As principais plataformas digitais cobertas por esta Política incluem, mas não se encontram limitadas a blogs, microblogs (ex.: Twitter), mensagens online (ex.: WhastApp, Facebook Messenger, Skype, iMessage), redes sociais (ex.: Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr), websites de partilha de vídeo (ex.: YouTube), websites de partilha de fotografias, e podcasts.

É requerido aos colaboradores, estagiários e outro pessoal contratado para NÃO participar nas redes sociais das seguintes formas:

– NÃO partilhar informação confidencial, ou privada. Isto inclui dados confidenciais da empresa, sejam financeiros ou de serviço, ou informações privadas, partilhadas com a BySide por terceiros, linhas de informação, clientes não-anunciados, aquisições, ou investimentos potenciais ou pendentes, e toda e qualquer informação ainda não disponível em domínio público.
– NÃO se fazer passar por terceiros, ou como colaborador de outra empresa, e NÃO pedir a outros que o façam. Garantir que o conteúdo criado e as marcas que deixa são verdadeiras e honestas. Não esconder informação relevante sobre a sua identidade, ligação com o negócio, ou qualquer outra informação pertinente. Além disso, nunca pedir a terceiros, incluíndo clientes e parceiros, para se apresentarem com identidades falsa, ou que não sejam verdadeiros na sua relação com a BySide
– NÃO mentir. Afirmações e mensagens online sobre o negócio, e os seus produtos/serviços, devem reflectir opiniões honestas, valores, recomendações e/ou experiências. Além disso, não deve omitir informação material que possa mudar o significado da comunicação. Em nenhuma circunstância serão permitidas alegações não-fundamentadas, enganosas, ou infundadas sobre a empresa ou um concorrente.
– NÃO realizar ataques pessoais, ou falar de forma negativa sobre os colaboradores, estagiários, pessoal contratado, clientes, potenciais clientes, ou concorrentes da BySide. Publicações incompletas, imprecisas, inadequadas, ameaçadoras, de assédio, ou mal formuladas podem ser prejudiciais a outros colaboradores, estagiários e contratados, prejudicar relacionamentos ou prejudicar os esforços da BySide para incentivar o trabalho em equipa. Insultos e ofensas pessoais, obscenidades, rumores, mentiras e outra linguagem ofensiva são expressamente proibidos.
– NÃO usar o nome da empresa em qualquer identidade de redes sociais (ex.: username, “handle” ou “screen name”), ou falar como representante oficial da empresa. Apenas contas oficiais de redes sociais geridas pela equipa de Marketing da empresa podem interagir como representantes oficiais da empresa.

Pede-se aos colaboradores, estagiários e pessoal contratado para participar nas redes sociais das seguintes formas:

– DIVULGUE que é colaborador da BySide, ou que trabalha para a BySide, especialmente se estiver a criar conteúdo relacionado com a nossa área de actividade, e verifique se outros participantes de redes sociais divulgam a sua ligação real com a BySide. A BySide valoriza a honestidade e transparência. Use as informações na sua biografia para divulgar a afiliação à BySide. Ao comentar (por exemplo, num artigo de blog, ou num fórum), informe sobre a sua relação com a BySide. Além disso, clientes, parceiros, e outros participantes nas redes sociais devem divulgar as suas “ligações reais” à BySide quando estiverem a trabalhar connosco em atividades de marketing. Tais “ligações reais” incluem, mas não se encontram limitadas a: benefícios ou incentivos, tais com compensações monetárias, empréstimos de produtos, serviços gratuitos, presentes em espécie ou privilégios de acesso especial fornecidos pela BySide. Todas as divulgações devem ser claras e relevantes, de compreensão fácil e linguagem não-ambígua.
– DIVULGUE se estiver a actuar como representante da empresa. Ao publicar as suas próprias opiniões, comentários, ou conteúdo sobre a BySide e/ou sobre os seus produtos ou serviços, deve deixar claro que as suas visões não representam necessariamente as da Empresa.
– PENSE antes de publicar. Pense sobre a informação que está a ser publicada, o canal em que está a ser apresentado e como será recebido. Lembre-se que a informação publicada nas redes sociais “vive para sempre” e que pode ser usada fora de contexto.
– INFORME a equipa de Marketing (info@byside.com) sobre possíveis problemas, questões, informações erradas ou negativas, e até elogios que possa encontrar sobre a BySide. Se encontrar algo de preocupante, ou de qualquer outra forma notável, deve informar a equipa de Marketing, para que esta possa responder de acordo com a sua capacidade oficial, se esse for o caso. Também deve direccionar quaisquer pedidos de imprensa para os respectivos contactos de Marketing.
– FAÇA perguntas se não tiver certeza. Se tiver alguma questão sobre o que é aceitável e o que não é, contacte a equipa de Marketing.
– Esta política faz parte do Código de Ética e Conduta da BySide. Como tal, os colaboradores são obrigados a conhecer e cumprir esta política; Caso contrário, resultará numa acção correctiva que poderá incluir a rescisão do contrato de trabalho com a BySide.

Se tiver alguma questão sobre esta política de redes sociais ou sobre qualquer outro ponto deste código de ética, por favor entre em contacto com info@byside.com