O digital chegou com força. A variedade de ferramentas e plataformas digitais e as suas funcionalidades podem fazê-lo sentir, muitas vezes, completamente perdido quanto ao rumo a seguir com o seu negócio neste universo.
Por percebermos bem esse sentimento, reunimos um conjunto de dicas essenciais para o ajudar a dar esse salto e fazer o seu negócio crescer no digital. Acredite: agora é de vez.
Venha connosco e prepare-se para alcançar os resultados que sempre quis.
Crescer no digital: 5 passos simples e eficazes
Já é (muito) comum ouvir que os negócios que não marquem presença no digital dificilmente conseguirão sobreviver — e não poderíamos concordar mais.
A internet oferece um sem-número de oportunidades todos os dias. Porque não explorá-las da melhor forma?
Siga estes passos essenciais e leve o seu negócio ao próximo nível.
1. Disponibilize os seus serviços online
O primeiro passo é, naturalmente, mostrar os seus serviços no universo online. Seja através das redes sociais ou de um website, é importante estar presente onde está o seu público-alvo.
Hoje, os clientes querem encontrar serviços que correspondam às suas necessidades de forma rápida e acessível. O seu negócio deve, por isso, ser capaz de oferecer essa flexibilidade. Ter uma página à qual os clientes podem aceder a qualquer altura e até visibilizar a sua agenda para fazer uma marcação conforme a sua disponibilidade pode colmatar essa necessidade.
Atualmente, 85% da população portuguesa utiliza Internet, por isso o primeiro passo, e o mais importante, é marcar a sua presença neste universo.
2. Transforme a sua agenda de papel numa digital
Os seus clientes entram em contacto por mensagem ou chamada telefónica para fazer marcação dos seus serviços? Consegue atender todas as chamadas e responder a todas as mensagens? Talvez esta situação esteja a ser um entrave à produtividade do seu negócio, por passar mais tempo a gerir a sua agenda do que a atender clientes.
Sabemos que a agenda é a melhor amiga do seu negócio, mas o tempo da agenda tradicional, em papel, já lá vai.
O mercado oferece diversas soluções para tornar a sua agenda mais eficiente, como um sistema de marcações online. Começar a registar as suas marcações numa agenda digital vai garantir, por exemplo, que não há duas marcações para o mesmo horário, porque um nome ficou perdido numa das folhas da agenda tradicional. Além disso, vai permitir que os seus clientes tenham acesso aos horários disponíveis de forma direta e automática.
Plataformas como a Bytalk, por exemplo, oferecem este tipo de soluções, simples e seguras.
3. Envie lembretes automáticos e não perca marcações
Sabia que pode enviar lembretes automáticos a relembrar os seus clientes das suas marcações? Com certeza já se deparou com este problema de ter clientes a faltar, acabando por não conseguir preencher aquela vaga. Ora, enviar automaticamente lembretes das marcações por Email e SMS pode ajudar a ultrapassar esse obstáculo.
Numa altura em que tudo acontece muito rápido, é natural que os seus clientes se esqueçam das marcações. Mas se disponibilizar estes lembretes, as pessoas conseguem organizar o seu dia para não faltar. Ou então, acabam por avisar que não podem comparecer e não perde a oportunidade de disponibilizar a vaga a outro cliente.
4. Ofereça mais canais de apoio
O seu negócio já está disponível online, mas agora tem mais dificuldade em gerir todos os pontos de contacto e responder aos clientes? Isto pode parecer uma dificuldade de ter aderido ao digital, mas acredite, não tem de ser.
O mercado evolui e a cada dia aparecem mais soluções para agilizar as comunicações online. Sabia que pode implementar na sua página um Chat em tempo real? Com este sistema oferece aos seus clientes um canal de apoio direto. Além disso, a sua gestão fica mais facilitada. Com esta solução pode receber avisos sempre que há novos pedidos de conversa e aceder ao histórico de mensagens de cada cliente.
Além desta solução, existem também outras ferramentas úteis que podem complementar os canais de apoio ao cliente que já tem, como um Recepcionista Virtual (IVR). Com este sistema, por exemplo, pode, de uma forma intuitiva, programar um atendimento personalizado e automático das suas chamadas.
Estes canais de apoio ajudam não apenas o cliente a sentir-se mais acompanhado, mas também a sua equipa na gestão de horários, tarefas administrativas e a oferecer o melhor serviço possível.
5. Conheça melhor os seus clientes (e mime-os)
Outro passo muito importante para ajudar o seu negócio a crescer no digital e a alcançar cada vez melhores resultados é conhecer bem os seus clientes e melhorar a sua experiência.
Quando falamos em conhecer o seu cliente, não nos referimos a nível pessoal e íntimo, mas sim enquanto consumidor. Há quanto tempo é seu cliente? Vai regularmente ao seu estabelecimento? Já recomendou a outras pessoas?
Há ferramentas online disponíveis no mercado que lhe permitem registar todo o histórico do seu cliente e, por isso, saber todas estas informações e mantê-las atualizadas de forma simples e sem lhe tomar muito tempo.
Para além da organização das informações, com uma plataforma de gestão e organização de contactos também consegue ficar mais próximo dos seus clientes mais fiéis e mimá-los com promoções ou outras ofertas especiais. Lembre-se que a melhor publicidade é sempre o “boca a boca”, por isso é importante que os clientes tenham a melhor experiência possível. Isto vai, certamente, ajudar na promoção do seu negócio e fazê-lo crescer no digital.
Tendo este histórico pode, por exemplo, celebrar datas especiais com os seus clientes, como aniversários ou o lançamento de um produto que sabe ser um dos favoritos. Estas comunicações podem ser realizadas através de Email ou SMS e podem ser automáticas, para garantir que no dia não se esquece.
Fazer crescer o seu negócio é crescer no digital. E acredite: é preciso manter o cliente envolvido para o fazer voltar. Hoje em dia a oferta é tanta que para fazer o seu negócio se destacar e crescer no digital, importa apostar em ações diferenciadoras, que mostram ao cliente que se preocupa.