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6 dicas para fidelizar clientes no seu salão de beleza

ilustração de uma mulher com secador dona de salão de beleza focada em fidelizar clientes

Sente que é cada vez mais difícil fidelizar clientes?

Tem um serviço de prestígio, um espaço totalmente renovado — numa zona com muito movimento e de potenciais novos clientes —, e mesmo assim tem dificuldade em reter clientes?

São várias as dificuldades em fidelizar clientes, mas as soluções são também diversas. Descubra o que pode fazer (já a partir de hoje) para o seu negócio crescer rapidamente.

As principais dificuldades em fidelizar clientes

Fidelizar clientes pode não ser um processo tão simples quanto aparenta. Por vezes, ter um serviço de prestígio ou um salão renovado não é suficiente. O seu foco é prestar um bom serviço aos seus clientes, acreditando que, no futuro, eles possam voltar. E não há nada de errado com essa estratégia, mas será que chega?

Como pode ter tanta certeza de que um cliente voltará? De que forma o conseguiu fidelizar?  Lembre-se que a concorrência está a crescer. Por isso, concentre-se em estratégias específicas que incentivem a vinda de novos e antigos clientes.

Por exemplo, depender apenas do contacto telefónico ou da deslocação do cliente ao salão de beleza (para agendar uma marcação), já não é a melhor solução.

Tendo em conta que, atualmente, a maior parte dos serviços está disponível online, corre o risco de os seus clientes não terem tempo para agendar através desses métodos mais tradicionais. Depois, acabam por desistir e, assim, optar por outros salões.

Mas não desespere. Há soluções simples e fáceis de implementar para contornar estes obstáculos.

Gostava de conhecer uma solução para marcar e gerir consultas online?Saiba Mais

6 estratégias para fidelizar os seus clientes

Já entendeu que fidelizar clientes tem as suas dificuldades e que, apresentar um bom serviço, pode não chegar. Mas também já percebeu que há soluções para este problema. Conheça 6 estratégias infalíveis que vão ajudar no crescimento do seu negócio.

1. Ofereça mais autonomia ao seu cliente

Dar a possibilidade ao cliente de remarcar é sempre uma estratégia vencedora. Use uma plataforma online, disponível 24h por dia, e deixe para trás a agenda de papel e o telefone fixo. Desta forma, o cliente pode ver, imediatamente, a disponibilidade do salão e remarcar a visita quando quiser.

Através das marcações online e de um serviço digital, o cliente terá uma resposta no imediato — uma marcação confirmada rapidamente, respeitando aquela que é a sua disponibilidade. A probabilidade de esse cliente fidelizar é quase certa.

2. Possibilite marcações antecipadas

Disponibilizar a opção de pré-reserva pode também ser vantajoso para si e para os seus clientes. Quando se aproximam as datas de maior fluxo, a pré-reserva salvaguarda as marcações daquelas pessoas mais organizadas — que querem garantir a sua vaga nas datas mais importantes.

3. Mostre-se sempre disponível

Ter o seu salão de beleza disponível a qualquer momento será sempre uma mais-valia. Ofereça aos seus clientes a garantia de serem sempre atendidos, mesmo que os seus telefonemas sejam recebidos por uma rececionista virtual, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.

4. Peça opinião aos seus clientes

São muitos os clientes que gostam de partilhar a sua opinião em relação ao serviço prestado — mesmo quando ninguém o pede. Mas a verdade é que, essas opiniões, fazem toda a diferença no seu negócio. Lembre-se que os seus clientes querem (e gostam) de ser ouvidos — e a melhor publicidade é sempre a “boca a boca”.

5. Presenteie os seus clientes com promoções e ofertas

Definir um programa de fidelização é um grande passo para a conquista de mais clientes (e encantar os habituais). Desde descontos a novidades em primeira mão, passando pelas “promoções relâmpago”, por exemplo, estas são ofertas que os seus clientes não vão querer perder.

Todas as opções são boas para fidelizar clientes — e quem é que não gosta de descontos?

6. Invista em formação e inovação

A sua equipa é o seu bem mais valioso. São a imagem do seu negócio. Por isso, garanta que todas as pessoas estão devidamente formadas e constantemente atualizadas. Equipas qualificadas e acompanhadas criam equipas felizes (e isso nota-se).

Organize o seu tempo e garanta um serviço (e atendimento) de excelência. Essa é sempre a melhor estratégia para fidelizar clientes no seu salão de beleza.